HomeNETWORKINGFórum de Temas Internacionais

Fórum de Temas Internacionais

ADVB-SP promove debate sobre impactos da pandemia aqui e na Europa

Na manhã de quinta-feira, 25/02, a ADVB-SP, em parceria com a Skål SP, proporcionou aos associados, ao mercado e à sociedade civil organizada, no seu todo, evento virtual oportuno, proveitoso e relevante. O Fórum de Temas Internacionais (FTI) abraçou o tema ‘Covid-19: Reflexões sobre o impacto nos negócios no Brasil a partir da análise comparativa às experiências europeias’.

Depois de breve introdução de Sergio Junqueira Arantes, CEO da Conecta Eventos, Skålega e VP da ADVB-SP, o presidente do Conselho Consultivo da entidade, Latif Abrão Jr., enquanto moderador da Live, destacou as presenças dos convidados internacionais. Ou seja: António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal e VP da Business Europe; e Daniela Otero – CEO do Skål Internacional que lidera a maior rede mundial de profissionais de viagens e turismo.

António Saraiva

Reconhecidamente um líder e dono de trajetória empresarial exemplar, António Saraiva lembrou que a pandemia Covid-19 faz parte da coleção de outros eventos similares já enfrentados pela humanidade e que, fatalmente, não será o último. Chama atenção para os efeitos das mudanças climáticas e menciona o enfrentamento relativamente bem sucedido de Portugal à chamada 1ª onda da Covid-19.

No entanto, descreve as decorrências da flexibilização irresponsável; dos descuidos e negligências da população; do número elevado de infectados e mortos, da escassez de leitos hospitalares, agravada pelas faltas de insumos e de mão de obra especializada, parte destas supridas solidariamente pela Alemanha   – enfim – dá um testemunho comovente e humanizador sobre essa provação que incide sobre a humanidade, como um todo. Ressalta o papel da solidariedade; projeta que Portugal terá completado a imunização só no início de 2022 e fala da dura tarefa de recompor a economia. Segundo António, Portugal perdeu em torno de 10% do PIB.

No seu entendimento, o mundo não será mais o mesmo, no pós-pandemia. Conclama a união de esforços entre as nações livres, que incluem Portugal, demais países europeus, nações da África, EUA e Brasil, para empreitadas conjuntas e afeitas aos novos figurinos da economia internacional. Saraiva revela-se, fundamentalmente, otimista. “Apesar da nuvem negra que paira sobre nossas cabeças, atrás da escuridão, há um sol de oportunidades”, enfatiza.

Daniela Otero

A CEO do Skål Internacional abre sua exposição reportando-se ao início de grandes mudanças, há cerca de um ano. Impacto sobre a forma de viajar, trabalhar, fazer compras, pensar, conviver… Diz que a chave da recuperação turística está na vacinação; cita a importância do incentivo ao turismo interno e o estabelecimento de certificações de viagem segura. Reitera a importância dos protocolos sanitários. E acrescenta: “A COVID19 não mudou as regras do jogo – mudou o jogo”.

Diz que a indústria do turismo enfrenta novos desafios, que implicam na adoção de uma nova visão e novas fórmulas para manter e melhorar os resultados. Ou seja: digitalização; sustentabilidade; adaptação e oportunidades. Atenta para mudanças que se desenham na relação do turismo com a natureza; com o clima e com a economia.

Sobre tendências, Daniela Otero, que também é membro da junta diretiva da OMT, enumera: viagens mais longas, que devem combinar lazer e trabalho; férias nacionais e regionais, com experiências ao ar livre; ascensão do turismo sustentável: bem-estar e sustentabilidade são conceitos que devem estar no centro da oferta turística; utilização de tecnologia para oferecer aos turistas experiências sob medida.

Tem mais: as plataformas de viagens vão melhorar as ferramentas para elevar o nível de personalização. Será incorporado o conceito de ‘viagens seguras’, para ajudar os consumidores a filtrar a informação sobre a saúde e segurança nas viagens. E políticas de cancelamentos flexíveis.

Considera que há uma demanda reprimida significativa, por viagens. As viagens de longa distância e a retomada do segmento MICE ficarão para 2022 – tudo vai depender do ritmo e volume da vacinação no mundo. Porém, há chances de o verão europeu 2021 se aproximar da normalidade. Mas com o uso permanente de máscaras. Finaliza a exposição desta forma: “O turismo é uma indústria resiliente. E vai se recuperar!”

Painelistas – Excertos

Roberto Ordine, VP da ACSP: “Parafraseando António Saraiva, nós também acreditamos que o sol virá depois da escuridão. O crescimento do agronegócio, por exemplo, é animador. A massa de desempregados, porém, é um grande entrave para o nosso comércio. As autoridades precisam definir um caminho que salve vidas da Covid-19 e, também, da fome!”.

Toni Sando, presidente da Unedestinos: “Hoje, chegamos a uma conclusão única: não existe salvador da pátria. Precisamos, mesmo, é criar soluções. E gastar menos energia em grupos de WhatsApp, achando que vai resolver o problema do mundo. Vemos nos debates, um monte de gente querendo criar protagonismo (…) palpitando, mas pouca gente atuando. É preciso fortalecer as entidades representativas, para que elas possam atuar na condução de pleitos em todas as instâncias governamentais”.

Percival Maricato, presidente do Conselho Estadual da Abrasel-SP: “Infelizmente, o nosso setor – bares e restaurantes – está sofrendo as consequências de uma visão equivocada do governo. Quem segue os protocolos não dissemina a pandemia. E assim, centenas de estabelecimentos estão fechando as portas, todos os dias. Vejo como um sacrifício inútil – e ainda teremos alguns meses de restrições, pela frente”.

Prêmio Personalidade Empresarial Luso Brasileira

Ao final do evento, António Saraiva foi agraciado com o prêmio ‘Personalidade Empresarial Luso Brasileira’, outorgado pelo presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury e pelo presidente do Conselho Consultivo da entidade, Latif Abrão Jr. Ao se referir à criação da ADVP (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal), Latif enalteceu as qualidades do homenageado, a justificar plenamente essa honraria.

Para assistir à íntegra da Live, basta acessar https://www.youtube.com/watch?v=KWn8vdeuKJM.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES