HomeADVBDO MERCADO - 02/05/13

DO MERCADO – 02/05/13

Estudo de audiência web do IVC constata crescimento de 23% nos acessos aos sites auditados 

Nordeste teve alta de 69%, a maior evolução regional. Mobile também teve forte destaque e passou de 0,6% para 7% do tráfego total, entre 2011 e 2012

 O volume de acessos aos websites auditados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) cresceu 23%, no período entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012. Os dados são relativos à métrica Page Impressions e fazem parte do estudo “IVC – Audiência de Websites 2011-2012”, que acaba de ser concluído pela entidade, a partir do tráfego verificado entre 75 sites auditados. Este universo é composto por veículos com foco na produção de conteúdo informativo online e inclui marcas conceituadas da mídia brasileira. Os números apontam as maiores altas nas regiões Nordeste (69%) e Norte (41%). Em seguida estão Centro-Oeste (32%), Sudeste (27%) e Sul (9%).

Outro grande destaque entre as constatações do levantamento é o avanço exponencial dos acessos originados por dispositivos móveis (smartphones e tablets). A participação deles todo o tráfego verificado disparou, passando de 0,6% para 7%, com influência significativa dos tablets neste cenário. Ainda sobre a segmentação mobile, o sistema Android superou o IOS no volume de acessos por smartphones. No caso dos tablets, o iPad é líder absoluto. O estudo não leva em conta os aplicativos, embora o IVC esteja preparado para fazer a aferição.

Considerando a análise do uso de browsers, o Chrome aparece na liderança. O Internet Explorer continua em franco declínio e, em alguns Estados, o Firefox já ocupa a segunda posição entre os mais utilizados.

As informações verificadas permitem conhecer a distribuição dos acessos por dispositivos de acordo com as faixas de horário (Dayparts). Os smartphones se sobressaem nos momentos em que as pessoas estão se deslocando na ida e volta do trabalho. Por sua vez, os tablets ganham cada vez mais espaço nos períodos de lazer como noturnos e finais de semana, confirmando o fenômeno crescente da segunda tela.

Também foi monitorada a origem do tráfego gerado por meio das redes sociais e buscadores. O Twitter se sobressai quando o acesso é feito por smartphones e demonstra maior vocação mobile.

Outro ponto identificado no estudo é que usuários de smartphones chegam aos sites de notícias mais por links disponibilizados nas redes sociais do que por meio de buscadores. Examinando os acessos por desktops, é possível notar que o canal mais usado para chegar ao site desejado são os buscadores. O documento preparado pelo IVC detalha a origem dos acessos para todos os dispositivos.

O levantamento está disponível para download gratuito e traz outros fatores relevantes sobre a audiência web como informações sobre Unique Browsers. Os dados sobre as métricas monitoradas são apresentados em sua totalidade, bem como são segmentados por região geográfica e dispositivos de acesso. No caso do mobile, o white paper aponta quais as marcas de aparelhos mais empregados pelos usuários brasileiros.

Segundo o presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, a análise é bastante importante para o mercado por englobar uma parcela significativa dos sites que comercializam display advertising. “Além disso, o estudo assume papel relevante na identificação de tendências e mudanças no ambiente digital, com o advento de novos dispositivos, velocidades crescentes de acesso á internet e novas tecnologias”, ressalta.

 Sobre o IVC

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) é uma entidade nacional sem fins lucrativos responsável pela auditoria de mídia impressa e online. Seu objetivo é fornecer ao mercado dados detalhados sobre circulação e tráfego web. A entidade é composta por representantes de anunciantes, agências de propaganda e editores.

IVC – Informação confiável, investimento seguro.

 

RELATED ARTICLES
spot_img
spot_img
spot_img