Ao lado de Aristides Cury, presidente da ADVB, o vice-presidente Sérgio Junqueira, que também preside a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, fez a leitura do depoimento de alguns acadêmicos, impossibilitados da participação presencial no almoço realizado em 4 de setembro de 2023, para uma homenagem surpresa ao professor Mario Beni.
“Mario é meu amigo querido, há mais de 40 anos. Mestre, conselheiro, incentivador, parceiro de lutas vencidas e perdidas. É exemplo de idealismo e lealdade às boas causas. Todos nós que brigamos pelo turismo devemos muito a ele”, afirma Caio Luiz de Carvalho.
“É com imensa alegria e gratidão que homenageio o estimado Professor Emérito Mario Beni, influente na educação e no desenvolvimento do turismo. Sua jornada e contribuições no campo do turismo formaram gerações de profissionais e, também, deixaram uma marca que jamais será apagada na indústria como um todo.
A recente nomeação do prêmio de destaque no “Top Destinos Turísticos” com seu nome é um reconhecimento mais do que merecido por sua dedicação incansável e paixão pelo setor. Também menciono sua enorme contribuição no Conselho de Turismo do Ministério do Turismo (Mintur), com o compromisso de promover um turismo sustentável, inclusivo e impactante.
Professor Mario não é apenas um nome que figura em prêmios e títulos, mas, sim, um símbolo de excelência e perseverança. Sua influência ultrapassa fronteiras e gerações, deixando um legado que inspirará muitos outros a seguirem seus passos. Que sua jornada continue a ser uma fonte de inspiração para todos os que têm a honra de cruzar seu caminho. Parabéns, Professor Mario Beni, por todas as suas realizações e por continuar a iluminar o caminho do turismo com sua sabedoria e visão extraordinárias”, afirma Chieko Aoki.
“O professor Mario Beni, ensinando, é mestre que faz de cada aluno um estudante. Escrevendo, leva o prazer a cada leitor. É doutor e é mestre nas pesquisas e na ciência de viagem, turismo e eventos. Figura humana muito querida e admirável. O professor Mario Beni é uma lição de vida, sendo uma universidade de vários saberes. Ele próprio insigne expressão de um laurel por relevantes serviços prestados ao Brasil no setor de viagem, turismo e eventos”, afirma Roberto Pereira.
“Ao Amigo e Confrade, Professor Maior Mario Beni, parabéns por esta homenagem-surpresa, sua vida dedicada a transmitir conhecimentos, disseminando o Saber, formando discípulos, uma constante em sua existência, é um orgulho tê-lo como Amigo e Confrade”, afirma Rafael Guagliardi.
“Quando comecei minha experiência na atividade turística através do setor público, na década de 90, uma das primeiras referências que me fizeram foi sobre o PROFESSOR MARIO BENI. Minha trajetória, em vários momentos, me proporcionou a oportunidade de interagir com ele. Foram sempre momentos de aprendizado, com o Professor demonstrando, não apenas seu amplo conhecimento, mas também a fantástica figura humana que dele emana. O PROFESSOR MARIO BENI É UMA LENDA VIVA DO TURISMO BRASILEIRO QUE ULTRAPASSA FRONTEIRAS” afirma Adenauer Góes.
“Infelizmente não poderei comparecer à justa homenagem ao confrade Beni. Estou sozinho no Mtur com a viagem do Ministro e agenda bombando. Leve meu abraço a ele e a todos os confrades”, Milton Zuanazzi.
“Professor Beni, além de mestre de inúmeros profissionais do turismo em SP e do Brasil que se graduaram sob sua égide, tornou-se uma referência para todos nós profissionais que militamos neste campo. Suas colocações ponderadas, inclusive quando de sua participação no CNT, nortearam a política pública neste campo, dada sua visão acadêmica fundamental ao trazer experiências internacionais e o pensar holístico superior para o universo econômico desta atividade”, afirma Alexandre Sampaio.