HomeIMPRENSAAvanço da Inteligência Artificial impressiona. Mas ADVB chama atenção para pontos ainda...

Avanço da Inteligência Artificial impressiona. Mas ADVB chama atenção para pontos ainda nebulosos.

A utilização crescente dos recursos insondáveis da Inteligência Artificial é uma realidade. E alcança as mais diversas áreas da atividade humana. No entanto, o setor de comunicação, sempre movido pela inteligência e sensibilidade naturais de pessoas em carne e osso, talvez seja o mais susceptível à ação dos robôs.

Mais que turbinar o envio de mensagens simultâneas para milhões de destinatários, a aplicação da IA chega à elaboração de conteúdos. Com base no inventário gigantesco de informações digitais registradas em diferentes idiomas e culturas, já existem recursos para a elaboração de textos artificiais.

Matéria recente, publicada pela Revista IstoÉ (https://istoe.com.br/robo-sabe-tudo/) aborda a questão pela descrição do ChatGPT. Trata-se de ferramenta que permite diálogos em diversos idiomas e sobre qualquer assunto. E cria conteúdo em forma de texto, que pode ser ilustrado. Inicialmente, a empresa oferece, gratuitamente, o contato direto e amigável do usuário com a máquina.

Ao tomar conhecimento desta e de outras matérias afins, inevitável fazer algumas indagações. Quais as salvaguardas éticas para que a IA seja utilizada, estritamente, para o bem da humanidade? Até que ponto é lícito e aceitável redatores e profissionais de texto sofrerem a concorrência de robôs? Como evitar que máquinas produtoras de textos sejam utilizadas para a distorção de fatos, numa velocidade e escala impensáveis? Ou seja: a fabricação de contrainformação via IA não poderá minar todo o universo da comunicação?

ADVB, naturalmente, é defensora da inovação e das conquistas científicas, em todas as áreas. Porém, o compromisso com as boas práticas é princípio inarredável. E isso inclui o propósito de aprimorar a vida em sociedade por meio das atividades relacionadas ao Marketing e às Vendas.

A entidade, desde a fundação, busca fundamentar suas ações em visão humanizadora. Em última análise, lida com os meios para se alcançar a maior taxa de sucesso e felicidade das pessoas. Portanto, esse é o olhar da entidade em relação às notícias recentes sobre avanços desafiadores e perigosos sobre o que uso da IA.

A respeito do tema, também recomendamos ao leitor a matéria “Tudo sobre inteligência artificial: 10 fatos que você precisa saber”. E cabe lembrar que a série ‘Robô Sapiens’ tem estreia marcada para o dia 29/01 na Globo News, conforme teaser, em vídeo, contido no link.

Para enriquecer a discussão e o conhecimento sobre o assunto, convidamos o leitor a fazer comentários e compartilhar seu ponto de vista. E assim, estaremos aprimorando o papel deste canal de comunicação. Basta enviar para redacaonews@advb.org

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES