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Altino João de Barros vai fazer falta, não só à propaganda e ao turismo

21/02/2018

A esquerda Aristides Cury, VP ADVB Turismo, ao lado de Altino João de Barros

 

É amplamente conhecida a contribuição de Altino João de Barros à propaganda brasileira. Seus feitos ficarão na história!

 

por Aristides de La Plata Cury*

Quero aqui registrar um lado do Altino que não é tão famoso, sua participação decisiva no desenvolvimento do turismo, por meio do São Paulo Convention & Visitors Bureau, onde atuou como presidente, diretor e vice-presidente, atualmente denominado Visite São Paulo, uma fundação de direito privado, Fundação 25 de Janeiro, sem fins lucrativos, responsável pela atração de turistas e visitantes, mormente por meio da captação de eventos.

Altino foi um dos primeiros a perceber que a constituição da Fundação 25 de Janeiro, em novembro de 1983, está fundamentada em dois argumentos: primeiro, embora não seja filantrópica, os benefícios sociais advindos do sucesso da empreitada são consideráveis. Afinal, uma cidade que se aprimora a bem receber visitantes, torna-se ainda melhor para quem nela reside. E segundo, embora o patrimônio próprio da instituição seja muito pequeno, o resultado de seu trabalho, ao fim e ao cabo, movimenta a capacidade instalada da cidade.

Cabe lembrar que o visitante no destino conjuga os verbos dormir, comer, comprar e visitar. E que, ao conjugá-los, o turista se desloca pela cidade, experimenta os serviços públicos e privados de transporte e mobilidade urbana, avalia aspectos ligados à segurança, sinalização e limpeza, entre outros. Trava contatos com a população e acaba por se misturar com ela. Por decorrência, impacta o patrimônio da cidade.

Tal fundamentação é moderna ainda hoje, imagine na década de 1980, quando Altino, vice-presidente da McCann Erickson, ingressou na diretoria do Visite São Paulo, pelas mãos de João Dória, então seu presidente.

Altino viabilizou a articulação entre trade publicitário e turístico, com sucesso, em diversas ocasiões, mas atingiu o ponto alto no projeto de abertura do Comércio aos domingos, prioritário dada a sua implicação na demanda de turistas para os fins de semana na cidade de São Paulo.]

No início dos anos de 1990, não havia consenso de que abrir o comércio aos domingos seria um bom negócio

A estratégia encontrada pelo Visite São Paulo, sob coordenação de seu diretor Raul Souza Sulzbacher, consistiu na autorização preliminar, da abertura do comércio, em princípio, apenas nos domingos que antecediam às datas notáveis, dia das mães, dos pais, natal, etc.

A solução passava por envolver a população e tornar inquestionáveis as vantagens da liberação de todos os domingos, Como? Quem conhece o Altino, sabe que em situações complexas como essa, ele usava a expressão “Vamos usar o bundinhas”, brincando com o personagem alemão do Jô Soares.

Altino desenhou o projeto. Os shopping centers arcavam com os custos de produção e mídia, a veiculação era praticamente de graça nas revistas da Editora Abril, de Thomaz Souto Correa e nos jornais, o Estadão de Chico e Roberto Mesquita. Também as emissoras de televisão, a começar a Rede Globo, de Octávio Florisbal, José Luiz Franchini e Willy Haas, e todas de São Paulo, sem exceção, veicularam, gratuitamente, comerciais criados pro bono pela McCann.

Cinco anos depois, o comércio aos domingos foi liberado em São Paulo e em todo Brasil, com benefícios econômicos e sociais incomensuráveis.

Além desse projeto, as parcerias construídas por Altino foram responsáveis por campanhas que deram impulso decisivo à transformação de imagem de São Paulo, além de maior cidade do país no turismo de negócios e eventos profissionais, como um destino cultural, de entretenimento, enfim, em todos os 13 segmentos, que lhe valeram a condição hors concours no prêmio Top Destinos Turísticos, desenvolvido em 2017 pela ADVB, do presidente Latif Abrão Jr., e SKÅL São Paulo. E claro, por causa da atratividade turística das compras todos os dias, inclusive aos domingos.

Aprendi muito com Altino, nos 10 anos em que exerci função executiva na Fundação 25 de Janeiro, onde convivi quase diariamente com ele.

E tenho certeza, seriam incontáveis os testemunhos pessoais como esse meu, entre colaboradores, clientes e fornecedores, nos 70 anos dedicados por Altino à propaganda, e quase 30, ao turismo.

Mas o legado do Altino, posso afirmar sem medo de errar, não é apenas profissional. Seu exemplo de vida, além de funcionário, chefe e líder empresarial, como marido, pai e avô, cidadão carioca, brasileiro e do mundo, inspirou muita gente. Graças a Altino João de Barros, eu sou uma pessoa melhor!

Dizem que ninguém é insubstituível. Mas Altino, querido amigo e irmão, você vai fazer muita falta!

*Aristides de La Plata Cury é presidente do Skål Internacional São Paulo e vice-presidente do Núcleo de Turismo da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil


 


Prêmio Caio 2017

Prêmio Caio® tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país.

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing – ADVB recebeu com muito orgulho a indicação do Vice Presidente do núcleo Turismo ADVB Aristides de la Plata Cury para a categoria Marketing de Destinos – Prêmio Caio 2017.

Em 12/12/2017  Aristides de La Plata Cury – VP do núcleo Turismo ADVB – recebeu o troféu Grand Prix do Prêmio CAIO categoria “Marketing de Destinos”, um reconhecimento à sua atuação no prêmio Prêmio TOP Destinos Turísticos – 2017

Premiados Grand Prix Prêmio Caio 2017 ANA CLAUDIA PANNEITZ | Laboratórios Pfizer ARISTIDES DE LA PLATA CURY | Skal São Paulo PATRICK MENDES | AccorHotels PAULO VENTURA | Expo Center Norte RAFFAELE CECERE | R1 Soluções Audiovisuais RODRIGO CORDEIRO | MCI Brasil WILSON FERREIRA JUNIOR | AMPRO – Associação Brasileira de Marketing Promocional


 Aristides de La Plata Cury é engenheiro politécnico, com pós-graduação em Marketing e Turismo pela USP.

Idealizou o prêmio Top Destinos Turísticos – 2017, realização conjunta do Skål Internacional São Paulo e ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, premiação em curso que contempla as 645 cidades paulistas, especialmente Estâncias e Municípios de Interesse Turístico.

Conferencista e consultor de planejamento de turismo e marketing de destinos, é presidente do Skål São Paulo, Vice-presidente do Núcleo de Turismo da ADVB e consultor técnico da UNEDESTINOS – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos.

WTM – World Travel Market Latin America 2017 & 47º Encontro Comercial Braztoa

Top Destinos Turísticos na WTM Latin America fortalece parceria ADVB-Skål São Paulo com Reed Travel Exhibitions

Durante a World Travel Market Latin America 2017, no Expo Center Norte, em São Paulo, as entidades parceiras ADVB e Skål Internacional São Paulo marcaram presença com estande dedicado ao prêmio Top Destinos Turísticos. Antes do evento, o Skål São Paulo convidou, via site da entidade, 14.263 membros de 360 clubes da organização mundial, localizados em 84 países. O estande do Top Destinos Turísticos realizou 120 atendimentos, incluindo 38 skålegas, do Brasil e do exterior.

Lawrence Reinisch, diretor da WTM e Reed e Aristides Cury, presidente da Skal São Paulo​ e VP da ADVB​ núcleo Turismo.

Nivea Pizollito, da Skal SP,  Bianca Pizzolito da Reed,  Aristides Cury presidente da Skal São Paulo​ e VP da ADVB​ núcleo Turismo e Luciane Leite da Reed.

O estande do Top Destinos Turísticos foi viabilizado pelo apoio do Hotel Terras Altas, R1 Soluções Audiovisuais, Gorilla Comunicação, MW Way Network e Prisma Business, além da própria Reed. Os visitantes receberam material impresso e tiveram oportunidade de votar em três destinos preferidos, no rol dos 645 municípios do estado de São Paulo.

Segundo Aristides de La Plata Cury, presidente do Skål Internacional São Paulo e VP do núcleo de Turismo da ADVB, “trata-se de primeira ação conjunta, com perspectivas de ampliarmos a parceria, a ponto de posicionar WTM Latin America junto ao Skål, a exemplo do que já ocorre com WTM London e WTM Afrika”.

A iniciativa Top Destinos Turísticos vai premiar 39 cidades paulistas, três em cada um dos 13 segmentos do turismo, definidos na LC 1261/15. A votação online continua por meio do site oficial do prêmio: www.votetop.com.br.

Entidades parceiras:

SPCVB – São Paulo Convention Visitors Bureau,

Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de SP e

UVESP – União dos Vereadores do Estado de SP.

 

Top Destinos Turísticos

O mais novo reconhecimento para destinos que buscam visibilidade no Brasil, foi oficialmente apresentado entre os dias 28 e 30 de setembro de 2016, durante a 44ª ABAV- Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa.

Iniciativa ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e do Skål São Paulo, a primeira edição do Top Destinos Turísticos vai abranger o estado de São Paulo e premiar cidades paulistas em até 13 segmentos do turismo.  A votação segue online, por meio do site oficial do prêmio:  www.topdestinosturísticos.com.br

Para o presidente da ADVB Latif este prêmio é muito importante para incentivar cada vez mais investimentos em turismo nas cidades brasileiras. “Não há marketing sem relacionamento e o turismo não consegue sobreviver sem marketing. O prêmio é uma forma de as empresas mostrarem seu trabalho ao mercado e os destinos turísticos serão um case especial”, comenta.

Arístides da Skal, Laercio Benko Secretaria de Turismo de SP, Carlos Fernando Zuppo da Aprecesp e Latif Abrão Jr. da ADVB.

 

 

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