Um movimento que surgiu na Austrália há cerca de 15 anos, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Adotada em vários países, a campanha é de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Com o símbolo do bigode, a campanha aborda temas como: Câncer de próstata, o Câncer de testículos, Depressão masculina, Cultivo da saúde do homem, entre outros.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
O combate ao câncer de próstata vem superando todas as expectativas com milhares ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Monumento às Bandeiras, Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas), adesão de celebridades, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. Toda essa iniciativa fez com que, hoje, a campanha já faça parte do calendário nacional de campanhas de prevenção no Brasil.
A ADVB colabora com a Campanha Novembro Azul dando um toque em seus eventos com distribuição do bigode.
Beto Marques – Sócio-diretor de criação da Gorilla Comunicação e VP de Comunicação da ADVB.
betomarques@gorilla.ag