Constituída com o propósito de valorizar o profissional de vendas, a Fundação Brasileira de Marketing, braço de capacitação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, lançou o Núcleo EAD da renomada Academia Brasileira de Vendas ADVB, dia 25 de junho de 2021, em evento 100% virtual. Iniciativa unifica a grade de cursos EAD ofertados pela entidade, que atua nos diferentes estados do país, no Distrito Federal e no exterior.
Na próxima Semana do Comerciante, de 12 a 16 de julho de 2021, a integração da grade de cursos dedicados ao desenvolvimento das novas competências e habilidades que o mundo digital e híbrido requer estará disponível.
Breve retrospecto
Inúmeros profissionais de reconhecido sucesso nas áreas de vendas e marketing incluem em sua biografia participação nos cursos presenciais e in company que, desde os anos 1950, são ministrados pela ADVB. Entre eles, Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention and Visitors Bureau – reconduzido à presidência da UNEDETINOS – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, em assembleia realizada no dia 24 de junho de 2021.
O presidente da Skål Internacional de São Paulo, Walter Teixeira, ex-gerente comercial da VASP e executivo de marketing de várias administradoras de cartões de crédito, assim como Toni Sando, registra em vídeo seu depoimento sobre a importância do aprendizado obtido em cursos ministrados pela entidade.
“Vendas são essenciais para qualquer atividade e em qualquer época. Porém, na atualidade, a Sociedade do Conhecimento requer o domínio de novos conceitos e adaptação dos profissionais às técnicas e ferramentas em constante inovação no ambiente digital”, afirmou Latif Abrão Jr., ex-presidente e atual presidente do Conselho Consultivo da ADVB-SP, ao reconhecer o mérito da iniciativa de integração nacional como um “marco histórico” – que possui grande relevância social; é economicamente viável e ambientalmente responsável.
Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB,-SP e anfitrião do evento, lembrou que o seu antecessor, Latif, foi quem idealizou a Academia Brasileira de Vendas ADVB e constituiu os alicerces necessários às inovações
Horizonte futuro presente
Pela ADVB SP, coordenam a instalação da Academia, o também professor Arnaldo Galleguillos, vice-presidente do Núcleo EAD, o vice-presidente do Núcleo de Novos Negócios, Fábio Nogueira, e a vice-presidente Elza Tsumori, ambos sócios na empresa Prosperidade Biblioteca,com a colaboração do professor Claudio Correra. Trata-se de um time de especialistas em capacitação e atualização profissional, no ambiente online, a quem se unirão quadros das demais ADVBs.
Em resposta ao desafio de fazer frente a essa brilhante história na oferta de capacitação presencial, Nogueira apresentou trilhas de conhecimento mapeadas com o propósito de oferecer EaD como opção de aprendizado continuado, com conteúdo de alta qualidade; rápida aplicação e custo acessível.
Aperfeiçoar competências gerenciais; abrir horizontes para novas carreiras; empreender ou abrir novos negócios; enfrentar os desafios dos mercados no pós-pandemia; ampliar o desempenho e construir relacionamento pessoal, são metas que referenciam a produção e difusão do conteúdo ofertado.
“Além de experiência, para o profissional estar ativo e competitivo, o mercado requer constate atualização”, resume Nogueira.
Na Semana do Comerciante a plataforma EAD da Academia Brasileira de Vendas estará disponível (www.academiaadvb.org.br) em soft opening, com 16 cursos. Até o até o final de julho serão 30 e, até o final do ano, 50. “Iniciaremos com a abordagem de temas estratégicos para o varejo e foco nos novos hábitos de consumo que geram novas oportunidades”, informa o também ex-aluno da ADVB, Claudio Correra, que complementa: “com um smartphone na mão você pode tudo, desde que possua todas competências e habilidades necessárias”.
Palestra inaugural
“Competências e Habilidades para o Novo Mundo”. Esse foi o tema da palestra conduzida pelo também parceiro da Academia Brasileira de Vendas, professor José Luiz Poli, fundador e ex-presidente das Faculdades Anhanguera e atualmente investidor em iniciativas educacionais.
“Ensino à distância já existia, mas evolui uma década em um ano; por força da pandemia. Conquistou a preferência das pessoas. No Grupo Anhanguera, estamos conectados a quase um milhão de alunos. Em 2009 eram 300 mil. A vida na frente de uma tela alterou a vida do mercado como um todo”, afirmou o palestrante. Após contextualizar tecnologias que transformaram a vida de todos e permitiram o Brasil crescer com a adaptação das pessoas realizando negócios e gerando renda à distância, Poli apresentou as dez competências e habilidades pós-pandemia (vide slide abaixo) e sentenciou: “Não existe empresa sem venda”.
Ao final do encontro, representando o presidente Rafel Biedermann Mariante, a VP de Capacitação da ADVB RS, Bruna Severo Romero, especialista nas áreas de Colaboração e Compartilhamento, sintetizou o sentimento coletivo. “Tenho certeza de que podemos fazer muito mais juntos. Vida longa à Academia Brasileira de Vendas ADVB!”.