Na noite de 18 de maio, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), realizou-se a solenidade de entrega do prêmio Top Destinos Turísticos. Resultante de ação conjunta da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) do Skål Internacional São Paulo, certame premiou 39 cidades do interior e do litoral paulista. Durante o período de votação, milhares de pessoas votaram na cidade que veio compor a lista das preferidas como melhor destino turístico do Estado.
Antecedido por coletiva de imprensa, o evento, com o patrocínio do Terras Altas Resort & Convention Center, levou à Alesp um número expressivo de prefeitos, vereadores, gestores municipais e lideranças políticas. A entrega dos troféus foi acompanhada por coquetel, oferecido pela Accor Hotels e pela R1 Soluções Audiovisuais. Foram contemplados 13 segmentos, com base nos votos populares recebidos e na ponderação realizada de acordo com o tamanho da população, critérios técnicos e engajamento coletivo na fase de votação.
“O sucesso do TopDT contou com o apoio decisivo da iniciativa privada e de entidades públicas. Conseguimos alcançar o objetivo maior de valorizar o Turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável de Estâncias, Municípios de Interesse Turístico e todos os destinos paulistas com vocação turística”, salientou Aristides de La Plata Cury, presidente do Skål Internacional São Paulo e um dos idealizadores da iniciativa.
“O turismo continua sendo um vetor estratégico para novas oportunidades, como a geração de empregos e de receita e também, de negócios e desenvolvimento. Junto ao Skål, esta premiação só confirma a força que este mercado tem como um gerador de recursos, além de ser uma estratégia de marketing que dá visibilidade às características culturais e naturais dos municípios. Estamos contentes em contribuir para o fomento deste setor tão importante para a economia”, afirmou Latif Abrão Jr., presidente da ADVB.
As 39 cidades vencedoras Aventura: Bofete, Brotas e Cunha Cultural: Campos do Jordão, Holambra e Olímpia Ecoturismo: Monteiro Lobato, Peruíbe e Santo Antônio do Pinhal Esportes: Ilha Comprida, Pardinho e Praia Grande Est. Intercâmbio: Bauru, São Bernardo do Campo e Tatuí Náutico: Cananéia, Ilhabela e São Vicente Negócios e eventos: Campinas, Ribeirão Preto e Santos Pesca: Caraguatatuba, Ilha Solteira e Itanhaém Religioso: Aparecida, Embu das Artes e Iguape Rural: Águas de Lindóia, Paranapanema e São Roque Saúde: Barretos, Serra Negra e Sorocaba Social: Águas de São Pedro, Itu e Socorro Sol e Praia: Avaré, Guarujá e São Sebastião.
Top Ten Das 39 cidades vencedoras, foi revelada a lista das 10 mais destacadas segundo a votação popular: 1º – Itanhaém; 2º – Praia Grande; 3º – Santos; 4º – Bofete; 5º – Guarujá; 6º – Campos do Jordão; 7º – Olímpia; 8º – Ilhabela; 9º – Tatuí; 10º – Águas de São Pedro.
O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes dos Santos, afirmou que a premiação é um marco importante, levantando a autoestima do povo de cada município. “A conquista do Top Ten é um reconhecimento justo e oportuno ao povo de Itanhém, na sua busca de fortalecimento enquanto destino turístico qualificado e diferenciado no litoral paulista, inclusive no segmento de Turismo de Pesca”, resume o Prefeito Marco Aurélio. Radiografia da população votante Com base em amostra colhida entre os internautas votantes, os organizadores da competição tabularam dados que qualificam e revelam o perfil dos eleitores. Segue descrição dos atributos mais relevantes: Sexo: 45% masculino; 55% feminino. Empresários: 20,5% Profissionais da Educação: 13,6% Profissionais de Comunicação: 9,1% Profissionais de Vendas: 9,1% Servidores Públicos: 9,1% Local de Residência: São Paulo – 25,9%.