Fazer negócios tem lá suas artes, mas criar e manter um relacionamento positivo e produtivo com os clientes tem sido um dos grandes desafios não atendido do marketing atual.
Falta interesse ou ferramentas?
Foco, tempo, talento, dinheiro e vários outros recursos igualmente escassos competem por nossas prioridades, mas surgiu uma ajuda criativa e poderosa para tirar as ideias da cabeça, os planos do papel e criar relacionamentos lucrativos e sustentáveis.
Essas dicas preciosas estão no novo livro de César Souza, CLIENTIVIDADE. César é referência em estratégia, liderança e já escreveu vários outros livros que nos ajudam nos negócios e na gestão de pessoas e empresas.
Clientividade começa forte no nome, vai direto ao ponto: o cliente no centro de nossas atitudes, ações e prioridades. O livro propõe 10 Pilares para reinventar a relação com os clientes que se aplicam a empresas de qualquer tamanho ou negócio:
- Clientes não compram produtos; compram a realização de sonhos.
- Cada cliente é, também, um vendedor e não apenas um comprador.
- Todos os colaboradores de uma empresa são vendedores.
- Todos nós temos clientes.
- Pontos de compra em vez de pontos de vendas.
- Parceiros em vez de canais.
- Marketing começa dentro de casa.
- Clientes esperam solucionamento.
- Tecnologia a serviço dos clientes e não vice-versa.
- Todos na empresa, do porteiro ao presidente, são responsáveis pelo relacionamento com os clientes.
Reconheceu pontos fortes que você já possui ou áreas em que vale a pena fazer logo alguma mudança? O livro é muito pragmático e tem várias outras sacadas para transformar nossos negócios e o relacionamento com os clientes.
Alfredo Duarte, professor da Academia de Vendas ADVB.