Um guia objetivo para aumentar a conversão de leads em seu negócio
por Régis Lima
O ato de comercializar produtos e serviços forma a base do modelo econômico em que vivemos hoje. É possível pensar em modelos sustentáveis de negócio, lealdade na competição e outras questões essenciais que dinamizaram e forneceram uma base ética para o mercado, mas, um ponto é indiscutível: saber vender seus produtos é crucial para a sobrevivência de qualquer empresa.
Apesar disso, nem todas as organizações cuidam com o devido esmero da modernização de seus processos de venda. Vemos no meio empresarial, companhias extremamente preocupadas, por exemplo, em inovar na gestão do capital humano, no desenvolvimento de novos produtos e, até mesmo, no modelo organizacional do negócio. Todas estas preocupações são mais do que justas, diga-se.
Entretanto, em descompasso com a realidade, muitas destas mesmas empresas mantêm métodos arcaicos de venda, como se o consumidor de hoje não exigisse novas técnicas, visões e formas de abordagem comercial.
Este é um erro crasso, afinal, sem vender, não é possível contratar novos colaboradores (capital humano), inovar no desenvolvimento de produtos ou pensar em moldes gerenciais mais modernos. Tudo isso porque: uma empresa sem vendas simplesmente não existe. Pensando nessa questão, separei cinco passos que considero importantes para quem deseja renovar as estratégias de venda em um negócio.
Amplie seu know-how
Marketing digital, costumer experience, cultura de startups, inovação. Está familiarizado com estes conceitos ou se sente um peixe fora d’água? Se escolheu a segunda opção, já está mais do que na hora de mudar. O primeiro passo para renovar suas estratégias de venda consiste em ampliar seus conhecimentos enquanto vendedor ou gestor de uma equipe comercial. Lembre-se: o movimento de transformação tem de partir, primeiramente, de você.
Neste sentido, estude as novas tendências de venda presentes no mercado, debata com profissionais do setor e fique por dentro de técnicas que funcionaram com sucesso em outros negócios. Afinal de contas, estamos falando da profissão que você escolheu para seguir, logo, dedicação e interesse são requisitos fundamentais.
Além disso, vá além em suas pesquisas. Estude as relações de vendas com marketing e invista um tempo em literatura, cinema, leitura de jornais e tudo que possa contribuir para que você pense fora da caixa. Faça essa experiência. Tenho certeza que você se tornará um profissional mais produtivo, versátil e conectado com sua profissão.
Invista na experiência do cliente
Um dos principais conceitos que revoluciona o setor de vendas hoje é o de costumer experience, ou, experiência do cliente.
De um modo bastante sintético, se antes as empresas tinham como foco a fidelização por meio de uma venda imediata ou de curto prazo, atualmente, com o advento do ambiente digital e de outras ferramentas capazes de aproximar clientes e marcas, o que se busca é criar uma relação de compromisso com o consumidor através da oferta de experiências significativas e de uma interação continua com o consumidor.
Pense na Netflix e sua interação nas redes sociais, por exemplo ou em e-mails marketing personalizados e até na oferta de produtos realizada de acordo com os desejos de consumo de um específico cliente.
Para tanto, obviamente, é necessário um profundo conhecimento de seu público, mas, com o uso de ferramentas disponíveis no mercado e muita pesquisa, é possível – e extremamente recomendado – investir em estratégias voltadas para a experiencia do consumidor.
No próximo post falaremos sobre Inbound Marketing, tecnologia e carteira de oportunidades.
Régis Lima,
Diretor da ADVB Núcleo Jovem e Diretor Comercial da Lumenit.