Experiência, conhecimento e habilidade em enxergar oportunidades em situações adversa, ou mesmo nas corriqueiras, onde ninguém as vê, marcaram a palestra de Oscar Motomura na edição do FTN – Fórum de Temas Nacionais ADVB de 7 de outubro passado. O guru brasileiro, convidado por Philip Kotler para ser um dos 80 palestrantes no eWMS 2020, impressionou pelo despojamento e sensibilidade em relação às soluções simples. Ao definir o conceito de liderança em três palavras, não hesitou em afirmar: “iniciativa, iniciativa e iniciativa”.
Fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, Motomura emprestou sua visão de mundo para abordar ‘Liderança necessária: onde estão os líderes de que o país mais precisa hoje’? Contou o case de sucesso da campanha ‘Vamos Fazer’, que resultou na limpeza completa do território da Estônia de milhares de toneladas de lixo jogados, fortuitamente, nas florestas daquele país do leste europeu. “Por meio de uma iniciativa que ganhou força e prosperou, o território estoniano foi limpo em apenas cinco horas, com o envolvimento direto de 50 mil pessoas”, explica.
Depois de salientar o papel determinante de uma boa Internet, para se lidar com a defesa e gestão da Amazônia, focaliza a questão da desigualdade. “É preciso haver mudança na régua. Em vez do PIB (Produto Interno Bruto), por exemplo, adotar o FIB (Felicidade Interna Bruta)”. E apresentou um vídeo, baseado na realidade do Butão – país localizado no extremo-leste do Himalaia e conhecido pela maior taxa de FIB (Felicidade Interna Bruta) por metro quadrado no mundo.
Ao se voltar para o Brasil, manifestou a esperança de que haja “trabalho digno para cada cidadão desse país”. E acrescentou alguns motes instigativos e indutores de aprofundamento em questões fundamentais: “Ética é a escolha pelo bem comum. É necessário o respeito a todas as formas de vida. E transcender do egoísmo para o coletivo”. Para Motomura, “o líder precisa se alfabetizar no universo do sistêmico; entender de gente. Enxergar a questão da perfeição dos meios e da confusão dos fins, em relação à tecnologia”.
Comentários breves de Elena Hurtado – Diretora da Kotler Impact Latam; Yulenka Ventriglia – Diretora da Kotler Impact Brasil; e de Aparecida Nogarolli – Diretora da Actis Comunicação ressaltaram a importância do eWMS, edição online do Word Marketing Summit, a grande contribuição de Philip Kotler para o pensamento empresarial contemporâneo; e a participação do Brasil no maior evento digital do mundo. A mediadora Elza Tsumori, vice-presidente da ADVB, então, convidou o palestrante para sua mensagem final. “Tenho um respeito enorme pela diversidade. Espero que o eWMS contribua para a percepção de que, essencialmente, somos muito iguais”, concluiu.
No encerramento da live, Oscar Motomura foi agraciado pelo presidente da ADVB Aristides Cury com o tradicional certificado de palestrante do Fórum de Temas Nacionais.