HomeINOVAÇÃOInstituto de Engenharia e IPEN assinam acordo de cooperação

Instituto de Engenharia e IPEN assinam acordo de cooperação

O Instituto de Engenharia e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) assinaram dia 20/02/24 um termo de cooperação para a promoção e divulgação das atividades na área de Tecnologia Nuclear.

“O significado deste encontro é termos a possiblidade de colaborar diretamente divulgando a importância da energia nuclear e desmistificá-la”, afirmou o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim.

A diretora substituta do IPEN, Dra. Isolda Costa, lembrou que a aproximação entre o IE e o IPEN já começou há algum tempo, com o estímulo da publicação do tema na Revista Engenharia. “Criamos uma nova área de convênios dentro do IPEN, em função desse acordo. Temos (no IPEN, áreas para) acordos de inovação e de acordos acadêmicos, quando surgiu essa demanda, não tínhamos quem fosse responsável de levar a cabo esta missão. Então convidei as doutoras Martha Marques Vieira e Mery Igami para contamos com o apoio delas.  Assim, hoje estamos aqui com esse texto; e outros virão!”

Do Instituto de Engenharia estavam presentes: José Eduardo Jardim, presidente, Miriana Marques, VP de Administração e Finanças, Ivan Whately, VP de Atividades Técnicas, Lawrence Koo, VP de Relações Externas, Flavia Cruz, VP de Assuntos Internos, Rui Arruda Camergo, presidente do Conselho Consultivo, Vicente Abate, coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias, e Marcelo Rozenberg, conselheiro. Do IPEN: Isolda Costa, diretora Substituta, Martha Marques Vieira, Mery Igami e José Augusto Perrota.

 

O IPEN surgiu, inclusive na história, para a aplicação da tecnologia nuclear para fins pacíficos. A ideia era quebrar esse paradigma de que a energia nuclear só é para destruição, mas não é! É para fins pacíficos, para a melhoria da qualidade de vida.

Toda a medicina nuclear começa no IPEN.  A história da medicina nuclear está na instituição. Nós produzimos radiofármacos para o Brasil inteiro, atendendo a 85% da demanda. Atendemos mais 430 clínicas e hospitais no Brasil. Em 2023, tivemos mais sete mil procedimentos com produtos do IPEN. Só em radiofármacos, o IPEN já justifica sua função social. Temos produtos acessíveis ao SUS, produtos com um terço a um décimo do valor do mercado privado”, exemplifica Dra. Isolda Costa.

O presidente da ADVB, Miguel Ignatios, à esquerda da foto, esteve presente na reunião.

Ecossistema de Irradiação de Alimentos

O grupo Fábrica de Ideias vem discutindo a necessidade de o Brasil viabilizar, em termos conjunturais e atendendo os requisitos sanitários, o uso da irradiação como meio de descontaminação, para garantir a segurança alimentar e a exportação de produtos.

Esse tema ganha força diante da parceria com o IPEN, no sentido de entender como funciona o sistema, passo primordial para ser ter um programa de conscientização.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES