[bsa_pro_ad_space id=1]
HomeSONDAGEMForça de marketing e vendas motiva retomada do otimismo

Força de marketing e vendas motiva retomada do otimismo

Embora a confiança na economia brasileira permaneça em terreno negativo, profissionais de marketing e vendas têm expectativas mais otimistas em relação à retomada dos negócios em suas próprias empresas.

Os resultados apurados pela Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Sondagem ADVB FIPE, no terceiro trimestre de 2020, revelam ligeira melhora nos indicadores estudados, quando comparados aos dois trimestres anteriores.


Enquanto a percepção negativa se mantém em relação à confiança nas condições recentes da economia brasileira, para 58,9% dos profissionais de marketing e vendas; do setor econômico, para 42,1% e dos negócios das próprias empresas, para 43,2%, no campo das expectativas para o futuro próximo observamos algum otimismo em todas as três dimensões.

No tocante às expectativas dos agentes para o futuro próximo, os respondentes da última pesquisa se distribuíram da seguinte forma: com relação à economia brasileira, 27,5% estavam pessimistas ou muito pessimistas; 28,6% se mostraram neutros e 44,0% estavam otimistas ou muito otimistas.

Com respeito ao setor de atuação, 27,5% se mostraram pessimistas ou muito pessimistas; 16,5% apontaram neutralidade e 56,0% estavam otimistas ou muito otimistas. Finalmente, no tocante à empresa em que atuam, a expectativa era pessimista/muito pessimista para 17,6% dos respondentes; neutra para 18,7% e otimista/muito otimista para 63,7%.

Comparados os dados do terceiro trimestre de 2020, com igual período nos dois anos anteriores, a confiança dos respondentes sobre a própria empresa e os negócios permanece a menos afetada, entre as dimensões avaliadas.

No campo das expectativas, os respondentes também se mostraram mais otimistas em relação aos dois trimestres anteriores. Novamente, os resultados reforçam que a expectativa média para a evolução da própria empresa e dos negócios dos respondentes é mais otimista que a registrada para a economia brasileira e o setor em que atuam.

Após dois trimestres marcados pelos efeitos devastadores da Covid-19, o cenário de desconfiança na economia contrasta com a recuperação de expectativas mais otimistas apuradas agora junto aos dirigentes de marketing e vendas. Mas isso está longe de ser um paradoxo, segundo Aristides Cury, presidente da ADVB-SP. “É típico dos profissionais da área comercial assumirem para si a força da superação das dificuldades com automotivação”, resume.

Enquanto a confiança na economia brasileira permanece em baixa no terceiro trimestre, a expectativa em relação à evolução recente do cenário econômico melhora. Mantendo o mesmo comportamento, o par confiança-expectativa evolui em relação ao setor de atuação. Focando-se a análise na percepção atual e futura para as empresas e os negócios dos respondentes, os últimos resultados reforçam a percepção de melhora nas condições recentemente vivenciadas.

Por fim, a Sondagem ADVB FIPE sinaliza que em relação ao valor das vendas, os respondentes se distribuíram entre aqueles que se declaram otimistas (60%) e pessimistas (23,3%), enquanto os demais respondentes do terceiro trimestre de 2020 (16,7%) apostaram na estabilidade.

Assim, a expectativa média com relação à evolução da verba de marketing disponível para ações e investimentos nos próximos 12 meses é de elevação, para 43,3% dos respondentes; de estabilidade, para 30,0% dos respondentes; e de queda, para o restante da amostra (26,7%).

Confira a íntegra do relatório da Sondagem ADVB FIPE abaixo.

Veja também reportagem veiculada pela Jovem Pan.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES
RocketplayRocketplay casinoCasibom GirişJojobet GirişCasibom Giriş GüncelCasibom Giriş AdresiCandySpinzDafabet AppJeetwinRedbet SverigeViggoslotsCrazyBuzzer casinoCasibomJettbetKmsauto DownloadKmspico ActivatorSweet BonanzaCrazy TimeCrazy Time AppPlinko AppSugar rush