HomeRECONHECIMENTOEntrega do Top Destinos Turísticos dá o tom da retomada em São...

Entrega do Top Destinos Turísticos dá o tom da retomada em São Paulo

A 3ª edição do prêmio Top Destinos Turísticos (TopDT) teve o seu desfecho em grande estilo, no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na noite de 30 de novembro. Em clima de congraçamento entre os organizadores, convidados e representares das cidades finalistas, evento confirma o protagonismo da indústria do turismo e das lideranças municipais que apostam na retomada da atividade.

Walter Teixeira, presidente da Skal; Vinícius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens (SETUR SP), João Dória Jr., governador do estado de São Paulo e Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB.

Abertura coube a Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB-SP; e a Walter Teixeira, presidente da Skål São Paulo. Deveu-se à realização conjunta de ambas as instituições a criação do TopDT, lançado na Abav Expo, em 2016. Objetivo: fortalecer e incentivar a atividade turística no âmbito do Estado de São Paulo, por meio da promoção de seus municípios, como fonte de desenvolvimento sustentável, emprego e renda. Aristides Cury antecipou, na oportunidade, a escolha de Valter Patriani como Personalidade de Vendas 2021, outro prêmio da ADVB, este desde 1962 .

Governador

Em sua fala breve, o governador João Doria menciona sua trajetória na área do turismo e destaca duas mensagens temáticas: Saúde e Confiança. Na primeira, lembra que São Paulo já alcançou a marca de 79% da população vacinada com, pelo menos, duas doses.

“Se São Paulo fosse um país, seria o 4º do mundo em vacinação contra a C-19. E a cidade de São Paulo é campeã mundial da vacinação. Aqui, a ciência venceu a ignorância. Aqui, cada vida vale”.  

Aplaudido, Doria acrescentou que “sem saúde não há turismo. Foram mais de 18 meses de sofrimento. Mas, aos poucos, a economia como um todo e turismo retomam as atividades”. Faz apelo para que se tome a 2ª dose e a dose de reforço. Sobre a nova vertente, diz que não há motivo para pânico, basta tomar todos os cuidados já definidos pelos protocolos.

Ao discorrer sobre a Confiança, enfatizou: “Alimentem a expectativa de que o Brasil tem jeito. A adversidade, muitas vezes, pode dar a sensação de que você não é um vencedor. Mas temos de superar. O Brasil é um país maravilhoso. Assim como o Walter Patriani, com quem estive várias vezes, no passado, e os empreendedores aqui presentes, sou um otimista”. No final, assegura: “Nunca conheci um empreendedor pessimista. O pessimista não vende, sucumbe. Reclama da vida. Para. Não tem atitude proativa. Então, pense no melhor. Continue acreditando em você próprio, nos seus negócios, no nosso país. Viva a vida, viva o Brasil”!

Vinicius Lummertz

Depois da exibição do vídeo “São Paulo para Todos”, o secretário estadual de Turismo e Viagens (SETUR SP), Vinicius Lummertz, agradece homenagem feita ao governador Doria, fala da viagem dele a Nova York, para, entre outras agendas, inaugurar o escritório de São Paulo naquela metrópole.

“Eu também acredito muito no Brasil, Mas o Brasil precisa ser bem gerenciado. O país não pode se dar ao luxo de não ter uma gestão muito qualificada. São Paulo tem sido exemplar. Saúdo, aqui, Marco Antônio de Oliveira, o Marquinhos, prefeito de Morungaba e presidente da Aprecesp. E, também, Murilo Pinheiro, presidente da Amitesp. Quero registrar que, neste ano, destinamos mais de R$ 500 milhões aos municípios turísticos do Estado. E é nesse ponto que sobressai a diferença entre bons e maus governos.

Lummertz acrescentou que “é preciso distinguir realistas e otimistas dos populistas. Do contrário, vamos continuar vinculados ao atraso da AL, que é o atraso dos populistas. Nós temos que prestar atenção na diferença da entrega dos resultados”.

Menciona o sucesso da campanha ‘São Paulo para Todos”, que elevou a autoestima da população. E o combate à burocracia – trocar a racionalidade dos impostos pela racionalidade econômica. “Não podemos deixar de fazer conta para fazer de conta. São Paulo cresceu 1% em 2020, quando o país recuou 4,6%. Este ano de 2021 devemos evoluir 7,6%”.

“Há diferença, sim, entre bons governos e maus governos, independentemente do gosto pessoal de cada um”. “Elege-se governador do Estado e Presidente da Republica não para serem nossos amigos, mas para fazerem melhor pela sociedade”.

Encerra sua exposição manifestando a crença no turismo, como forma de redenção de municípios. “Onde há turismo não há desemprego. Criar mais e mais empregos no país é uma responsabilidade democrática. Saúdo essa premiação e a .premiação especial, pela nossa parceria cobre a Regionalização. Como diz Jorge Gerdau, ‘nada melhor do que premiar a quem deve ser premiado”.

Regionalização

Foi firmada parceria institucional entre o prêmio TopDT e a SETUR SP. “Nós nos unimos à SETUR-SP para colocar toda a infraestrutura que a premiação possui a serviço da política de regionalização”, afirma Aristides Cury, presidente da ADVB.

Com base em critérios estabelecidos pela SETUR SP, foram premiadas as três regiões turísticas que mais se destacaram em 2021.

Alinhamento com a política pública estadual de regionalização; governança regional e ações integradas de mobilização compõem os critérios básicos. Regiões Turísticas selecionadas e premiadas: 1 – Cavernas da Mata Atlântica, representada pelo prefeito de Iporanga, Alessandro Enfermeiro. 2 – Circuito das Frutas, Jundiaí, na figura da turismóloga Marcela Moro. 3 – Circuito do Litoral Norte – prêmio recebido pelo prefeito Caio Matheus, de Bertioga.

Patrocinadores

Um painel completo dos patrocinadores do certame deu crédito às seguintes organizações: Grupo Accor; Gol Linhas Aéreas; R1 –Soluções Audiovisuais; Construtora Patriani; Tour House – Viagens e Turismo; Mag Seguros; Clima ao Vivo – Câmeras On Line; Dimeg – Serviços Médicos e Hospitalares; Terras Altas – Resort Convention Center; Shift – Mobilidade Corporativa; Fundação Brasileira de Marketing (FBM); Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (IRES); Agência Amigo – Comunicação Integrada; Gorilla Comunicação; MWWay Network Tecnologia; e Prisma Business. Também o apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e as parcerias com a Amitesp; Aprecesp; APM; Uvesp; SPCVB – Visite São Paulo; e da Russel Bedford Brasil – responsável pela auditoria do TopDT.

Prêmio ‘Hors Concours’ – Cidade de São Paulo

Toni Sando, presidente do SPCVB-Visite São Paulo e do Unedestinos, faz entrega o prêmio ao secretário-adjunto do Desenvolvimento, Trabalho e Turismo da Cidade de São Paulo, Armando Júnior.

48 cidades Top Finalistas e cada Top Campeã, em 16 categorias

1 – Turismo de Aventura

Boituva; Caconde e Socorro.

Top Campeã: Caconde

2 – Turismo de Compras

Embu das res; Itupeva e Serra Negra.

Top Campeã: Serra Negra

3 – Turismo Cultural

Praia Grande; Santana do Parnaíba e Tatuí.

Top Campeã: Santana de Parnaíba

4 – Ecoturismo

Bertioga; Peruíbe e Socorro.

Top Campeã: Bertioga

5 – Turismo de Esportes

Boituva; Caconde e Santos.

Top Campeã: Caconde

6 – Turismo Gastronômico

Campos do Jordão; São Sebastião e Tatuí.

Top Campeã: São Sebastião

7 – Turismo de Estudos e Intercâmbio

Ribeirão Preto; São Bernardo do Campo e Tatuí.

Top Campeã: Tatuí

8 – Turismo Náutico

Presidente Epitácio; Caconde e Ilhabela.

Top Campeã: Presidente Epitácio

9 – Turismo de Negócios e Eventos

Piracicaba; Praia Grande e Santos.

Top Campeã: Piracicaba

10 – Turismo de Parques Temáticos e Parques Naturais

Águas de Lindóia; Itupeva e São Roque.

Top Campeã: Águas de Lindóia

11 – Turismo de Pesca

Araçatuba; Mongaguá e Presidente Epitácio.

Top Campeã: Presidente Epitácio

12 – Turismo Religioso

Aparecida, Presidente Epitácio e Tambaú.

Top Campeã: Aparecida

13 – Turismo Rural

Charqueada; Jundiaí e Torre de Pedra.

Top Campeã: Jundiaí

14 – Turismo de Saúde

Águas de São Pedro, Ibirá e Serra Negra.

Top Campeã: Águas de São Pedro

15 – Turismo Social

Barretos; Bertioga e Socorro.

Top Campeã: Socorro

16 – Turismo de Sol e Praia

Praia Grande; São Sebastião e Ubatuba.

Top Campeã: São Sebastião

Ao final, Beto Marques, VP de Comunicação da ADVB, salienta que “é a população quem determinou a presença dos top finalistas, aqui nesse palco”. Também homenageia os representantes presentes do júri técnico; sob a chancela da Russel Bedford Brasil.

Júri Técnico: Álvaro Lima, Amadeu Castanho, Ana Laura Ravagnani, André Boccato, Andréa Funk, Antonio Carlos Leite, Bruno Omori, Camila Lucchesi, Carolina Negri, Evandro Novak, Fernando Henrique de Sousa, Fernando Rych, Glaucia Sangiovanni, Guttemberg Guarabyra, Ibrahim Georges Tahtouh, Jaime Prado, Jessica Kobayashi Corrêa, Joaquim Alessi, Jorge Duarte, José Eduardo Camargo, Ken Chu, Laura Umbelina Santi, Luiz Augusto Branco, Luiz Claudio Raposo, Luiz Del Vigna, Marcelo Dias Calado, Marcia Harumi Miyazaki, Monica Eliza Samia, Nelson Nunes, Osmar Lazarini, Patricia de Campos, Patrícia Servilha, Patty Leone, Paulo Pandjiarjin, Paulo Tadeu Vieira, Richard Rasmussen, Roberto Gazzi, Roberto Halfin, Rodrigo Augusto Vieira, Sérgio Ruiz Luz, Thaynara Siqueira Baumgartner, Therezinha de Jesus Fernandes, Thiago Caversan, Vanessa Costa, Vilnor Grube, Vinicius Viegas, Virgílio Carvalho e Willian Hagopian.

Assista ao vídeo na íntegra da Solenidade de Premiação:

 

Veja a revista da Premiação:

Clique na imagem e veja a Revista Mercado Especial Top Destinos Turísticos 21

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES