A Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é conduzida trimestralmente pela ADVB, com apoio técnico da Fipe. Tem o objetivo de acompanhar a percepção de ocupantes de cargos de vendas e marketing sobre ao desempenho da economia brasileira, dos setores em que atuam e das empresas onde trabalham. E as expectativas em relação aos próximos 12 meses.
Adicionalmente, a sondagem inclui levantamento das expectativas de dirigentes e ocupantes de cargos das áreas supracitadas quanto à evolução do faturamento e da verba à disposição para a ações e planejamento de marketing, no futuro próximo. Esta é a 19ª rodada do levantamento trimestral, na qual a confiança de dirigentes de vendas e marketing avança e atinge o maior patamar desde 2019.
Metodologia
A metodologia empregada para condução da sondagem consistiu na elaboração de um questionário eletrônico, formulado com perguntas desenhadas para obtenção das informações desejadas, tais como: perfil dos respondentes, nível de confiança e expectativa, bem como opinião sobre as áreas prioritárias para ações e investimentos da ADVB.
Amostra da sondagem
Foram convidados a participar indivíduos em posições de liderança nas áreas de vendas e marketing, além de ocupantes de outros cargos relevantes de empresas, entidades e instituições. Com referência o 3º trimestre de 2022, a 19ª rodada contou com amostragem entre 10 de outubro e 15 de novembro de 2022.
Perfil dos respondentes e empresas
Em termos de perfil sociodemográfico, 79,8% dos respondentes autodeclararam-se do gênero masculino e 78% apresentavam 45 anos ou mais de idade. Geograficamente, predominaram respondentes de empresas sediadas no Paraná (35,3%), São Paulo (34,9%), Pernambuco (12,2%), Distrito Federal (5,5%), Rio Grande do Sul (4,2%), Minas Gerais (2,1%), Santa Catarina (1,7%), Bahia (1,3%), entre outras unidades da federação.
Posição na empresa
A maior parte dos respondentes ocupava cargos de destaque nas hierarquias das respectivas empresas, incluindo: presidência; direção e direção geral de vendas; gerência comercial, direção de planejamento estratégico, gerência de marketing, direção administrativa e financeira; entre outras posições relevantes.
No que se refere à classificação das atividades econômicas, as empresas dos respondentes se distribuíam entre atividades atuantes em comércio e serviços (88,2%), indústria (10,5%) e agronegócio (1,3%).
Uma parcela representativa dos respondentes (42,9%) integrava empresas de pequeno porte (com até 9 funcionários); 30,3% trabalhavam em organizações de médio porte (entre 10 e 99 funcionários); e 24,8% naquelas de grande porte (com 100 ou mais funcionários).
Confiança e expectativa
A análise dos resultados apurados para o 3º trimestre de 2022, em relação àqueles registrados nos trimestres anteriores, evidencia avanço significativo dos níveis de confiança – o maior patamar desde o final de 2019. Já a análise das expectativas, embora revelasse otimismo, exibiu ligeira deterioração no período. Fato deveu-se às incertezas inerentes ao período pré e pós eleitoral. Daí a cautela em relação ao futuro.
Vendas e verba de marketing
De forma geral, os respondentes da 19ª sondagem mantiveram-se otimistas com relação ao valor das vendas e à verba disponível para ações de marketing, no horizonte dos próximos 12 meses. Com relação ao desempenho esperado do faturamento, 75,9% dos respondentes projetaram crescimento nas vendas, superando em representatividade aqueles que esperavam a manutenção (15,3%) ou queda (8,9%) do valor das vendas.
Já com relação à verba disponível para ações e planejamento de marketing, a expectativa média dos respondentes do 3º trimestre de 2022 mostrou-se menos otimista. Distribuiu-se entre aumento, para 56%; de estabilidade, para 31,6%; e queda, para os 7,3% restantes.
Próxima Rodada
Está previsto, para o dia 9 de janeiro de 2023, o início da coleta da 20ª rodada, referente ao 4º trimestre/2022. Os convites e instruções de praxe, para coleta, serão encaminhados em momento oportuno.
Para acessar a íntegra do relatório, clique aqui: https://advbfipe.org.br/